Pílula Anticoncepcional

A pílula é o método anticoncepcional mais seguro que existe. Sua margem de segurança chega a 99%, porém esta eficácia dependerá de você. Tem que tomar a pílula nos dias e horários certos, se não ela poderá falhar. s pílulas contêm dois hormônios – o estrógeno e a progesterona – que inibem o amadurecimento dos óvulos, Sem óvulos não há ovulação, sem ovulação não há fecundação e sem fecundação não há gravidez.

Como usar a Pílula Anticoncepcional
Antes de mais nada você terá que fazer uma consulto a um ginecologista para decidir junto com ele qual o método anticoncepcional mais adequado para você. O método que é bom para sua amiga pode não ser o melhor para você.

Geralmente a pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos vinte dias seguintes você deverá tomar uma pílula por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros 7 deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação. Caso você esqueça de tomar a pílula, tome ela assim que lembrar. Se já tiver passado mais de 24 horas o mais correto é tomar 2 pílulas juntas. Se passar mais do que 24 horas, pare de tomar as pílulas e aguarde a menstruação descer.

Como não esquecer de tomar a Pílula Anticoncepcional
Pense bem antes de decidir o horário para tomar a pílula. O horário escolhido deve ser aquele que você sempre estará disponível para tomá-la. Dê prefrência para horários como: logo ao acordar, antes de dormir, depois do almoço. Assim fica mais díficil de você esquecer. Com o tempo tomart a píluar tornará um hábito comum em seu dia-a-dia. Caso você tenha namorado ou marido, peça para ele ajudar você a lembrar de tomar o anticoncepcional.

Vale alertar que a pílula anticoncepcional previne apenas a gravidez. Portanto use sempre a camisinha para previnir as DST (Doeças Sexualmente Transmissíveis) como por exemplo a Aids.

Outras utilidades da Pílula Anticoncepcional
Além de ser um método contraceptivo, a pílula também é indicada para outros fins como por exemplo no tratamento de ovários policísticos, tensão pré-menstrual e cólica menstrual.

Tipos de Pílula Anticoncepional
Existem diversos tipos e marcas de pílula anticoncepcional. As mais famosos são: minesse, mirele, yasmin, belara, diane 35, selene, microdiol, microvlar, adoless, level, tâmisa 30, minulet etc.

Por ter tanto tipos e marcas é extramamente necessário que você procure um médico ginecologista para decidir qual pílula tomar. Usar medicamento com tarja vermelha sem orientação médica é muito perigoso. Anticoncepcionais orais tomados de maneira errada perdem sua eficácia ocasionando riscos de gravidez e de efeitos colaterais que podem ser graves.

Medicamentos que interferem na Pílula Anticoncepcional
Alguns medicamentos possuem o poder de iminuir a eficácia da pílula anticoncepcional. Caso você estaj tomando algum deles entre em contato com seu médico. Os medicamentos mais comuns que possuem este efeito são: amoxacilina, minocilina, oxacilina, fenitoina, topiramato, primidona, metronidazol etc. Verifique aqui uma lista mais completa.

Outros métodos Anticoncepcionais
Além da pílua existem diversos outros métodos contraceptivos. São eles: DIU, vasectomia, ligadura de trompas, camisinha, diafragma, tabelinha, pílula do dia seguinte, implante, adesivo contraceptivo. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. O mais correto é você conversar com seu ginecologista para saber qual o método mais adequado para você.

Fonte: http://www.dicasdemulher.com.br/saude/anticoncepcional.php

30 Comentários

  1. Regiane said,

    julho 23, 2008 às 7:13 pm

    eu tenho 16 anos e tomo Diane 35 há uns 5 meses.
    Eu li ki o Yasmim e o Diane 35 provoca o acidente vascular cerebral (AVC).
    e que se forma coálogos no cerébro…
    É verdade que esses anticoncepcionais em especial causam isso mesmo???

    • Julia said,

      agosto 8, 2011 às 9:10 pm

      Podem causar se você tiver condições genéticas pré existentes. Leia a bula pra ter mais informações sobre isso. E consulte sua ginecologista se ainda estiver com medo.

  2. geicielli said,

    agosto 29, 2008 às 11:43 pm

    quero saber se inicio a segunda cartela no setimo dia

  3. Thais said,

    setembro 20, 2008 às 10:37 am

    Olá, eu tomo pilula anticoncepcional, pois tenho ovário polissistico, e a cartela termina hj(sabado) e semana que vem irei viajar e não quero estar mesntruada, posso continua a tomar outra cartela sem pausar 7 dias? e aí eu pauso no final da proximas 21 cartelas?

    • Julia said,

      agosto 8, 2011 às 9:08 pm

      Eu tomo duas cartelas e só aí que faço a pausa. De acordo com estudos recente, não há qualquer problema em se fazer isso. Mas você pode ter o “sangramento de escape”, que não é menstruação: são algumas gotas de sangue que vão incomodar um pouquinho. Termine a cartela normalmente e aí faça a pausa. Mas consulte seu ginecologista se tiver dúvidas!

  4. dri said,

    setembro 23, 2008 às 11:44 pm

    legal amei muito melhor q certos sait

  5. DIEGO LÓS MENEZES LOPES said,

    novembro 15, 2008 às 6:15 pm

    QUERIA SABER MINHA MULHER TOMAR a pílula anticoncepcional,AGENTE VAI FAZ SEM CAMISINHA,EVITE GRAVIDEZ?

  6. Ana Ferreira said,

    fevereiro 19, 2009 às 1:51 pm

    Gostaria de saber quem foi o mal informado que escreveu que quando uma melher esquece de tomar pilula por um periodo de 24 horas poderá tomar 2 ao mesmo tempo????
    Vocês estão colocando informaçãoes erradas nesse site, alguém aí já ouviu falar nos efeitos maléficos dcorrentes de sobredose????

    • Julia said,

      agosto 8, 2011 às 9:05 pm

      Na própria bula dos anticoncepcionais está escrito que, depende da semana, em caso de esquecimento de uma drágea, é pra tomar duas de umas vez. Não existem casos documentados de “malefícios” de uma super dose em mulheres em idade fértil.

      No caso, a mal informada é você. Se lesse a bula, não teria esse tipo de constrangimento.

    • natalia said,

      fevereiro 21, 2012 às 8:16 pm

      Bom, ja li em bulas de piluas que quando se esquece um dia pode sim tomar duas ao mesmo tempo.
      O mal informado foi o cara que fez a blua então

  7. mayara said,

    abril 14, 2009 às 2:19 am

    Queria saber se o medicamento melocox é um anticoncepcional
    quero mais informacoes sobre esse medicamento obg desde ja

  8. inês said,

    junho 6, 2009 às 10:52 am

    olá… tenho 27 anos e tomo a pilula…á 1ou 2 meses mas quando tenho ralaçoes com o meu namorado tenho medo quando ele tem (o seu momento de prazer..e vems se para dentro de mim) como risco de engravidar?

    • lucas teylor said,

      maio 1, 2010 às 4:06 am

      olá, eu e minha namorada temos relação sem camisinha, ela usa DIANE 35, sendo que ejaculei dentro dela, ela diz que toma o remédio todo dia, fui na farmacia perguntar o farmaceutico ele disse que o remédio era fraco e ja queria que eu levasse a pirula do dia seguinte, sendo que esse ano ela ja tomou essa pirula, iria fazer mau a ela? ela corre risco de engravidar? me ajude !

      • Julia said,

        agosto 8, 2011 às 9:15 pm

        Pode fazer à vontade. A pílula anti-concepcional é eficaz em 99% das vezes. Ou seja, a cada vez que você fizer sexo com ejaculação interna, tem 99% de proteção CONTRA GRAVIDEZ apenas. Mas esses 99% são se a mulher tomar a pílula todo dia, sempre no mesmo horário. E Lucas, pare de dar pílula do dia seguinte pra sua namorada: é a pior coisa que acontece com o corpo da mulher, pois é uma bomba de hormônios. E pior, vai perdendo efeito com o passar do tempo. Se está com tanto medo, use camisinha.

  9. julho 11, 2009 às 6:46 pm

    EU QERIA SABER SE TOMAR PILULA MUITO TEMPO FAS MA L QE JA TEM 11 ANOS QE TOMO

  10. Beatriz said,

    julho 17, 2009 às 11:59 am

    A minha namorada toma antoconcepcional “Minulet” ha 3 meses.
    Posso gozar dendro dela a vontade sem risco de a engravidar?
    Também gostaria de saber se os medicamentos beneron, trifene 200,e aspegic corta o efeito da pilula ou diminui a eficácia da pilula?
    Agradeço a resposta atenciosamente com urgência.

    • Tata said,

      novembro 7, 2009 às 1:16 am

      Oieee
      Tenho 17 anos
      Tomo Anticoncepcional (ciclo 21) a 3 meses
      Queria saber se eu tomando direitinho corro o risco de engravidar??
      Eu e meu namorado morre de medo de aconteçer ” uma tragedia”
      Agradeço desde já
      bjos

  11. larissa said,

    novembro 26, 2009 às 9:21 pm

    Olá, eu tomo anticoncepcional há quase 7 meses, na ultíma vez em que menstruei tive relação sexual no 1º dia da menstruação (sem camisinha). Mesmo tomando o anti eu ainda prefiro que meu parceiro use camisinha, pois às vezes fico com medo de engravidar.
    A minha dúvida é a seguinte: Mesmo eu tomando Diane 35 todos os dias, sempre no horário, há risco de gravidez se transar sem camisinha e se caso o meu parceiro gozar dentro?

    Agradeço já e ficarei aguardando a resposta

  12. Sandra said,

    dezembro 27, 2010 às 2:24 pm

    eu tenho 17 anos e tomo a pilula Minigest e gostava de saber se a champanhe e a vodka corta o efeito da pilula.

    obrigada

  13. Ana La said,

    janeiro 7, 2011 às 9:24 pm

    tomo o anticoncepcional miravona a 2 anos, certo dia por acidente tomei 2 no mesmo dia. A diferença foi que minha mestruação veio um dia antes e meu novo ciclo começou um dia antes.. quando começei a nova cartela no primeiro dia (ja havia tomado o remédio) tive relações sem camisinha… há a possibilidade de ter engravidado?

    • Julia said,

      agosto 8, 2011 às 9:17 pm

      Se você tomou as outras todas corretamente, não há risco. Mas consulte sua ginecologista…

  14. Daniela said,

    março 9, 2011 às 10:20 pm

    ola boa noite… gostaria que me dissesse se aspégic 500 corta o efeito da pilula? tomo a pilula yasminelle.. ajude me

  15. Patrícia Stéphannie said,

    setembro 27, 2011 às 11:25 pm

    ooi , eu quero começar a tomar pipula mais eu morro de medo de engordar, eu li muitoo sobre isso mais em alguns casa dizem que engorda em outros não.
    Qual o melhor metodo pilula ou injesão, me dis os prôs e contas por favoor?
    Beijinhoos s2

  16. Pri said,

    outubro 14, 2011 às 8:45 pm

    Ola,
    estou com uma duvida.
    tomei por acidente 2 pilulas de anti no mesmo dia. a cartela terminou um dia antes. eu deveria voltar a tomar o anti depois de 7 dias (seria na segunda feira) só que estou em duvida se recomeço na segunda ou no domingo, ja que a cartela terminou um dia antes!!
    por favor me ajudem!!

    obrigada!

  17. tatiane said,

    dezembro 23, 2011 às 11:15 pm

    tenho 15anos posso comprar anticoncepcional em qualquer farmacia sem receita medica?

  18. tatiane said,

    dezembro 23, 2011 às 11:17 pm

    posso ir no genicologista sozinha?

  19. M.F.A said,

    janeiro 29, 2012 às 2:17 pm

    Oi eu tomo o level e gostaria de saber se tomar champanhe corta o efeito da pilula? Obrigado M.F.A

  20. claudia said,

    abril 4, 2012 às 12:14 am

    Ola tenho 17 anos e gostava de saber qual a melhor pilula que podia tomar. falei com a minha Mae sobre começar a tomar mas disse-lhe que era para regularizar e nao que queria iniciar a minha vida sexual.

  21. Daiane bruna said,

    abril 25, 2012 às 1:16 am

    Ola gente por acidente tomei duas pilulas do meu anticoncepcional (neovlar) entao ele vai acabar um dia antes na sexta teria que acabar no sabado, começo a tomar no domingo ou na segunda?

  22. Deceorangog said,

    maio 30, 2013 às 1:57 am

    game


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

