Três Peneiras

  • Olavo foi transferido de projeto.
  • Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, saiu-se com esta:
  • – Chefe o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele….
  • Nem chegou a terminar a frase, Juliano, o chefe, aparteou:
  • – Espere um pouco Olavo, o que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras ?
  • – Peneiras ? Que peneiras, chefe ?
  • – A primeira Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza que este fato é absolutamente verdadeiro ?
  • – Não, não tenho não. Como posso saber ? O que sei foi o que me contaram… Mas eu acho que…
  • E, novamente Olavo é interrompido pelo chefe.
  • – Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito ?
  • – Claro que não! Deus me livre, chefe!! – diz Olavo assustado.
  • – Então – continua o chefe – sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo adiante ?
  • – Não chefe. Passando pelo crivo destas peneiras, vi que NÃO SOBROU NADA do que eu iria contar falou Olavo surpreendido….
  • – Pois é, Olavo. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras ? – diz o chefe sorrindo e continua:
  • – Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-se ao crivo dessas três peneiras: Verdade – Bondade – Necessidade, antes de obedecer ao impulso de passa-lo adiante, porque:
  • PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS
  • PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS
  • PESSOAS MEDÍOCRES FALAM SOBRE PESSOAS….


Technorati : ,

Deixe um comentário

